Sua opinião vale muito Revista Bem-estar #38 - Jan a Fev 2018

Preocupada em ouvir as opiniões de quem utiliza os serviços da Funcesp e sempre buscando melhorar, a instituição realiza periodicamente a Pesquisa de Satisfação Geral, conduzida pela empresa Omni Marketing. A pesquisa realizada por telefone ouviu, em novembro de 2017, 501 participantes selecionados de forma aleatória e que representam estatísticamente os diferentes perfis atendidos pela Funcesp (participantes ativos, aposentados e pensionistas, e também usuários de planos de saúde), que apontaram suas satisfações e sugestões de melhorias.

“O intuito desse levantamento realizado a cada dois anos, que já é prática da Funcesp há quase 10 anos, é manter o padrão de qualidade da entidade e oferecer o melhor dos serviços, de acordo com as necessidades de cada um, mantendo a transparência e o bom relacionamento com todos os envolvidos, ouvindo e entendendo as necessidades do nosso público”, aponta Solange Serigatto Vitta, ouvidora da Funcesp e responsável pela pesquisa.

Segundo a ouvidora, os números mostram estabilidade e bons resultados, porém o custo dos planos de saúde e rede credenciada ainda são os pontos mais críticos e de insatisfação (25%) levantados pela pesquisa. A Funcesp está atenta a esses pedidos e, justamente por isso, lançou os planos Nosso Regional e Nosso Perfil, que trazem valores mais acessíveis e uma rede credenciada de qualidade, feita sob medida para cada realidade de público e região”, enfatiza Solange.

Um ponto alto da pesquisa foi a gestão confiável e transparente citada pelos participantes,  já que o relatório apontou 86% de satisfação. Confira todos os demais resultados nas próximas páginas.

PLANO PREVIDENCIÁRIO 
2015 - 89% de satisfação

2017 - 82% de satisfação com planos previdenciários, sendo 38% mostrando-se muito satisfeitos


PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA
2015 - 77% de satisfação

2017 - 71% de satisfação com os planos de assistência médica, sendo 29% mostrando-se muito satisfeitos
Novidades e melhorias: O lançamento de novos planos de saúde – Nosso Regional e Nosso Perfil -, e também um trabalho intenso da área médica da Funcesp, permitiram que o reajuste dos planos de saúde fosse um dos menores do mercado.  A Funcesp está atenta a todos os pontos avaliados para buscar sempre uma solução que garanta um serviço e atendimento diferenciado do mercado. 


CANAIS DE ATENDIMENTO
2015 - 89% de satisfação

2017 - 87% de satisfação com canais de atendimento, sendo 41% mostrando-se muito satisfeitos
Dos participantes, 85% revelaram que utilizaram algum canal de atendimento, sendo:

O atendimento pessoal e telefônico se mantém estáveis. Já o uso do portal da Funcesp subiu de 50% em 2015 para 73% em 2017. A maioria (71%) utiliza o portal para consulta de extratos e informativos. 

  • Pontos positivos: participantes elogiaram a rapidez no atendimento e na solução dos problemas; a acessibilidade e facilidade do portal; e a clareza e excelência no esclarecimento de dúvidas.
     
  • Melhorias vindo: A Funcesp está preocupada em melhorar o acesso e a velocidade dos canais de atendimento e acaba de lançar a assistente virtual Ana, um chat que está disponível para tirar dúvidas através do chat do portal da Funcesp, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
     

COMUNICAÇÃO COM ASSOCIADOS
2015 - 90% de satisfação 

2017 - 82% de satisfação com canais de atendimento, sendo 36% mostrando-se muito satisfeitos

Mudanças para melhor: alguns entrevistados mostraram insatisfação  pela mudança do envio de informações pelo correio, mas esse processo faz parte da digitalização da Funcesp, que passou a disponibilizar holerites, demonstrativos e informe de rendimentos  de forma mais rápida, fácil e acessível pelo portal. Como toda mudança, é preciso um tempo de adaptação, mas a comunicação também está atenta para informar e conscientizar os participantes da forma eletrônica de acessar as informações. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Pontos fortes da pequisa 2017

- 17% dos participantes assistidos destacam a pontualidade nos pagamentos e 16% a qualidade dos planos previdenciários da Funcesp;

- A gestão confiável e transparente é citada por 16% de ativos e assistidos;

- Já no plano de saúde, 15% destacam a rede credenciada, considerada ampla e variada, sendo 19% de ativos e 14% de assistidos.
 

A Funcesp agradece a participação de todos nesta pesquisa e ressalta a importância que os participantes têm na instituição, sendo as opiniões papel fundamental para guiar os próximos passos tomados pela entidade e para melhorar cada vez mais, buscando oferecer serviços e produtos com excelência.