Funcesp passa a ser a maior instituição de autogestão em Saúde do Estado de São Paulo

Funcesp - 19 de June de 2019

A Funcesp, maior fundo de pensão de capital privado do país, é agora também a maior instituição de autogestão de Saúde do Estado de São Paulo.

Em duas negociações estratégicas, a organização formalizou convênios para administrar os planos de saúde da Enel e da Sabesp, agregando cerca de 66 mil vidas ao seu portfólio.

Dessa forma, a Funcesp passa a ocupar a nona posição no ranking nacional de autogestões em Saúde, com aproximadamente 145 mil vidas, estando entre as 60 maiores operadoras de saúde do país, de um total de 740 empresas, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Após oito anos, a gestão do plano de saúde da maior distribuidora de energia elétrica do país por número de clientes retorna à Funcesp. Além disso, a inclusão da maior companhia de saneamento básico das Américas em seu portfólio prevê ainda a administração do plano de previdência de seus colaboradores, que passarão a contar com a excelência da gestão da entidade. 

O convênio com a Sabesp envolve 38 mil colaboradores ativos e 6 mil aposentados e seus familiares. O plano terá cobertura nacional e entrará em vigor em 1º de agosto.

No caso da Enel, cuja migração começará em 1º de julho, o acordo engloba 22 mil colaboradores ativos e seus dependentes. A partir de 1º de agosto, o plano estará aberto para adesão dos aposentados e familiares.

“Estamos muito satisfeitos com o retorno da Enel e a chegada da Sabesp. Trata-se de um passo importante em nosso processo de crescimento e de consolidação da sustentabilidade”, destaca o presidente da Funcesp, Walter Mendes.

Pelos cálculos da Funcesp, o aumento da base de usuários permitirá uma redução expressiva nas despesas administrativas dos planos de saúde para participantes e patrocinadores, da ordem de até 20%.

O custo médico também deverá apresentar recuo significativo em um intervalo de até 18 meses, tempo estimado para a renegociação dos contratos.