Funcesp Fácil

O Funcesp Fácil traz para você tutoriais e alguns "passo a passo" para facilitar o seu dia a dia ao emitir serviços e procedimentos relacionados aos produtos que possui conosco. Tire suas dúvidas e aprenda como tornar suas ações mais práticas. Conheça.

Contribuição Voluntária

A Contribuição Voluntária é uma contribuição opcional - além da já realizada mensalmente - escolhida pelo participante para potencializar o benefício de aposentadoria. 

Com ela, é possível destinar, de forma prática e programada, mais contribuições ao plano de previdência. 

 

Vantagens

A vantagem de aumentar a contribuição é simples: quanto mais dinheiro você poupa, mais você tem. E ainda é possível aproveitar os bons rendimentos da Funcesp e a participação da sua empresa ao investir ainda mais em seu plano. 

E além da garantia de complemento de renda na hora de se aposentar, os planos de previdência podem te ajudar a pagar menos imposto. Quem investe em previdência privada pode abater da base de cálculo do Imposto de Renda até 12% da renda tributável anual de acordo com as contribuições que efetua.


 

Quem pode fazer?

  • Participantes ativos - ou seja, os colaboradores das empresas patrocinadoras que possuem o plano de previdência
  • Participantes autopatrocinados - quem já se desligou da empresa, mas continua contribuindo para o plano de previdência na Funcesp

 

Quando fazer?

Todos os anos, é possível aderir ou aumentar o percentual de Contribuição Voluntária, de acordo com seu planejamento financeiro e de aposentadoria.

O período para optar ou aumentar a Contribuição Voluntária é entre os meses de outubro e novembro - para todos os planos - ou ainda de abril a maio para os planos PSAP/Tietê, PSAP/CTEEP e PSAP/Elektro. 

 

Como fazer?

No período de campanha (explicação acima) o participante escolhe o percentual a mais que quer contribuir ao plano de previdência. 

Defina o percentual que você quer investir a mais no seu plano de previdência. Este percentual é calculado com base no seu salário.

Acesse a área logada aqui no portal (menu superior "Login") 

Já logado, selecione o menu "Previdência" e a opção "Alt. Contribuição Voluntária"

Insira o percentual desejado e conclua a operação

Pronto, sua Contribuição Voluntária passará a ser descontada mensalmente a partir do próximo período (ano seguinte para quem aderiu entre outubro e novembro, e em julho seguinte, para quem aderiu entre abril e maio). 

 

Como calcular meu percentual?

  • Para os planos das empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, CESP, CPFL Piratininga, CTEEP, Duke Energy, Elektro e EMAE:

O percentual de Contribuição Voluntária vai incidir sobre 30% do salário*. 

  • Para os planos das empresas CPFL Brasil, CPFL Energia, CPFL Geração, CPFL Paulista e Funcesp:

O percentual de Contribuição Voluntária vai incidir sobre 100% do salário*. 

 

*Salário Real de Contribuição

 

Minha empresa também investe comigo?

Se você ainda é ativo, ou seja, colaborador da empresa, ao aderir à Contribuição Voluntária sua empresa também pode investir com você. Consulte os limites e percentual na página do seu plano de previdência aqui no portal (menu Previdência > Planos).

 

Simule seu benefício ou percentual ideal para abatimento do Imposto de Renda

  • Para simular como os percentuais de Contribuição Voluntária podem potencializar seu benefício:

Acesse a área logada do portal e, a opção "Simulação de Benefícios" no menu Previdência. 

  • Para abatimento no Imposto de Renda:

Faça a simulação aqui

disponível apenas em períodos de campanha