Auxílio-Medicamento

Oferece subsídios e descontos em medicamentos e materiais, como agulhas e seringas, diretamente na rede de farmácias credenciadas.

Regras para Reembolso

Cidades sem rede credenciada 

O reembolso é garantido nas cidades onde não há rede credenciada.

Neste caso, basta efetuar a compra do medicamento coberto pelo Auxílio-Medicamento na farmácia de sua escolha e solicitar reembolso por meio de formulário (veja como encaminhar mais abaixo).



Casos excepcionais

Nas cidades onde há rede credenciada, só é possível solicitar reembolso por meio de autorização prévia e nas seguintes situações:

 

  • Quando o sistema da ePharma ou da farmácia estiver inoperante;

     
  • Quando houver inconsistência no código do medicamento ou no CRM/CRO do profissional de saúde;

     
  • Se o medicamento está em falta total ou parcial nas farmácias credenciadas.

 

 

 

Como solicitar o reembolso

Para solicitar reembolso, é necessário obter uma senha de autorização. Para adquiri-la, ligue no canal de atendimento da ePharma: (11) 3003-4812.

A solicitação de reembolso, válida apenas para os casos mencionados acima, deve ser feita preenchendo o formulário (baixe aqui).

 

Como enviar:

  • Opção 1

Utilize os envelopes de autoatendimento. Estes envelopes possuem identificação do tipo de reembolso solicitado.

Após o preenchimento, envie para a Central de Atendimento da Funcesp (Al. Santos, 2.477 – térreo, Cerqueira César, São Paulo – SP, CEP 01419-907).

 

  • Opção 2

Caso não tenha acesso ao envelope de autoatendimento, a solicitação pode ser enviada pelo correio para o Contas e Processos em Saúde – Reembolsos (Al. Santos, 2.477 – 4º andar, Cerqueira César, São Paulo – SP, CEP 01419-907).

 

Prazo para envio de reembolso:

  • Para compras em cidades em que não há rede de farmácias credenciadas, o prazo para envio de reembolso é de até 90 dias à contar da data de aquisição do medicamento.
     
  • Já para as cidades em que há rede credenciada, o reembolso só é permitido nos casos citados no item Regras para Reembolso e deve ser solicitado em até 7 dias úteis à contar da data de aquisição do medicamento.
     
  • Em caso de desligamento do colaborador: a solicitação de reembolso deverá ser realizada até 10 dias após a data da rescisão contratual com a empresa. Serão cobertos serviços concluídos até a data do desligamento.

Valor do Reembolso

O valor a ser restituído ao usuário será de 15% a 40% sobre o preço do produto pago pelo participante ou sobre o preço de tabela, praticados nas farmácias credenciadas, o que for menor.

O reembolso também é calculado de acordo com o tipo de produto e faixa de rendimento do usuário, aplicando as mesmas regras de subsídio da compra nas farmácias credenciadas (veja a tabela).

 

FAIXA DE RENDIMENTO* (R$)

SUBSÍDIO (%)

até 3.200,64

40

de 3.200,65
até 4.480,89

35

de 4.480,90
até 7.681,53

30

de 7.681,54
até 11.522,32

25

de 11.522,33
até 14.722,96

20

acima de 14.722,96

15

Faixas atualizadas anualmente pelo IPC-FIPE.

 

Observações da tabela de subsídios:

  • No caso dos participantes ativos, são considerados o salário-base e as verbas fixas.
  • Para os aposentados, leva-se em conta a soma dos rendimentos do INSS e da Funcesp.
  • Para os participantes coligados e autopatrocinados, é considerado o último salário, atualizado com base na variação do salário mínimo.

 

 

Crédito de Reembolso

DOCUMENTO RECEBIDO NA FUNDAÇÃO

PREVISÃO DE CRÉDITO EM CONTA CORRENTE

Entre os dias 1º e 15

Dia 31 ou último dia útil

Entre os dias 16 e 31

Dia 15 ou primeiro dia útil subsequente