NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS E DO SETOR Revista Bem-estar #21 - Mar a Abr 2015

MAIS SAÚDE

Estímulo ao parto normal

Em busca de maior controle sobre a quantidade de cesarianas desnecessárias no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer estimular o parto normal. Atualmente, o índice de nascimentos por parto cirúrgico nos planos de saúde é de 84%, enquanto na rede pública não passa de 40%. Esse comportamento é considerado uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece até 15% como índice tolerado.

Segundo o Ministério da Saúde, a cesariana, quando realizada por desejo da paciente e não por indicação médica, ocasiona riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê, aumentando em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e em três vezes o risco de morte da mãe..

 

SAÚDE

Passe longe da gripe

Como em todos os anos, o Ministério da Saúde lança uma campanha pública entre os meses de abril e maio para imunizar grupos de risco contra as gripes comum e H1N1. Fique atento ao calendário: se você faz parte deste grupo selecionado pelo Ministério da Saúde, pode se vacinar gratuitamente em um dos postos do SUS.

Se você não se enquadra nessas categorias, fique atento às campanhas de vacinação de sua empresa. Lembre-se também que os planos de saúde da Funcesp cobrem a vacina para as faixas etárias não contempladas na rede pública. Basta procurar a rede credenciada e custear o percentual de coparticipação ou solicitar reembolso mediante apresentação de recibo do serviço prestado pela clínica que você escolheu.

 

aiba mais: até o fechamento desta edição, a campanha pública ainda não havia sido divulgada. Acompanhe mais informações pelo portal da Funcesp: www.funcesp.com.br

 

FIQUE ATENTO

 

Senha de acesso ao Portal do Participante

Se você perdeu sua senha de acesso à área restrita do  portal da Funcesp, na qual você encontra serviços destinados aos participantes, saiba que a funcionalidade “Recuperar Senha” já está disponível no site – apenas para quem tem e-mail cadastrado.

Confira o caminho e não perca a oportunidade de ter todas as facilidades do Portal Funcesp ao alcance da mão, a qualquer hora do dia ou da noite, não importa onde você esteja.

 

- Como recuperar sua senha

1. Acesse o portal: www.funcesp.com.br

2. Quando aparecer o teclado virtual, localize abaixo dele a opção “Recuperar senha” e clique nela.

3. Na tela,preencha os campos solicitados e, depois, clique em “Solicitar”.

Se você ainda não tem e-mail cadastrado, não perca tempo. Ligue para o Disque-Fundação (11. 3065-3000 ou 0800 012 7173) e atualize seus dados. É fácil e rápido!

 

- Serviços que você encontra no Portal do Participante

Várias facilidades estão disponíveis para que você possa ter acesso às suas informações e documentos online. Veja alguns exemplos:

 

Saúde

- Impressão de carta de autorização para usar seu plano enquanto a 2ª via da sua -carteirinha não chega

- Emissão de 2ª via de Extrato de Utilização do plano de saúde

- Emissão de 2ª via de boletos de pagamento

- Consulta de reembolsos de medicamento e do plano de saúde

 

Previdência

- Rentabilidade do seu plano

- Simulação de benefício (para ativos)

- Aviso de Pagamento mensal (para assistidos)- Consulta de reembolsos de medicamento e do plano de saúde

Para todos

- Atualizações cadastrais

- Informações de seguros (para quem possui o produto)

- Acesso ao ambiente de simulação de Empréstimo Pessoal

 

 

SAÚDE

NOSSO Plano traz condições especiais para novas adesões. Inclusive para seus familiares

Ter acesso a um plano de saúde que traz coberturas de procedimentos diferenciadas e que não possui fins lucrativos é um beneficio para poucos. Quem acompanha as notícias sabe da dificuldade que é contratar um plano de saúde no mercado aberto – as coberturas e abrangência de rede credenciada muitas vezes não suprem a necessidade, existe muita burocracia para realizar consultas e exames e as mensalidades são altas para o produto contratado. A boa notícia é que quem é titular de um plano de saúde da Funcesp (DIGNA Saúde, PES ou NOSSO Plano) pode estender este benefício para seus familiares 1. É possível incluir, por exemplo, os pais, avós, irmãos, tios e primos em uma das categorias do NOSSO Plano de Saúde – que é administrado pela Funcesp e que traz a mesma cobertura de procedimentos acima da obrigatória pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

- Período para adesão com condições especiais

Até 20 de julho, novas adesões de usuários até 60 anos possuem condições especiais e redução de carência – inclusive para quem já possui um plano de saúde do mercado aberto. Converse com seus familiares e estude como pode ser vantajoso fazer parte do NOSSO Plano de Saúde.

 

Acesse www.nossoplanofuncesp.com.br para ver todas as condições e saber para quem você pode indicar o NOSSO Plano, ou converse com nossos consultores pelo Disque-Fundação.

 

- Vantagens do NOSSO Plano

A qualidade dos planos  de saúde da Funcesp em cinco opções que se adaptam às necessidades de cada usuário. Um deles é perfeito para você ou sua família.

- Rede completa por muito menos

- + de 7mil prestadores para escolher

- 5 categorias de planos com Beneficência Portuguesa SP em todos eles

- Abrangência nacional

- Procedimentos acima do rol da ANS2

- Mensalidades a partir de R$ 135, 093 (0 a 18 anos)

- Sem coparticipação em internação

 

¹ Consulte a elegibilidade para novas adesões e as condições especiais oferecidas por esta campanha em www.nossoplanofuncesp.com.br. ² Confira a lista completa nos regulamentos do NOSSO Plano. ³ As mensalidades do NOSSO Plano serão reajustadas em agosto/2015.

 

Atenção: novas adesões não são válidas para participantes oriundos das empresas Bandeirante, Eletropaulo e Tim Celular ou da Fazendo do Estado.

Aumentar o número de usuários no NOSSO Plano é bom para todos

Mais de 1500 novos usuários em 2014

Já são 18 mil vidas no NOSSO Plano

Novas adesões de usuários, em 2014, diminuíram a idade média da carteira dos planos de saúde da Funcesp, o que traz equilíbrio financeiro entre as despesas e receitas dos planos. É mais tranquilidade para que todos possam cuidar da saúde.

 

INVESTIMENTOS

Resultado de Investimentos – 2º bimestre

Mesmo com a forte volatilidade que marcou o primeiro bimestre de 2015, os investimentos dos planos previdenciários da Funcesp obtiveram retorno acima da meta atuarial para o período. A performance da Renda Fixa e a recuperação dos investimentos em Renda Variável em fevereiro, após a forte queda de janeiro, permitiram que este importante resultado fosse alcançado – reflexo das decisões de maiores aplicações em Renda Fixa de curto prazo e da inclusão de Investimentos no Exterior no portfólio, ainda que de maneira tímida.

Você pode acompanhar os resultados mês a mês pelo portal da Funcesp > Menu Investimentos. Ou ver a rentabilidade individual do seu plano pelo Portal do Participante – faça seu login com CPF e senha e, na home da área restrita, selecione o ícone  “Rentabilidade do Plano”.

 

PREVIDÊNCIA

Participantes da Elektro: Novo período para Contribuição Voluntária

Os ativos e autopatrocinados do PSAP/Elektro agora possuem mais um período para fazer adesão ou alterar o percentual de Contribuição Voluntária. Até 30 de maio, é possível fazer a opção pelo Portal do Participante, acessado pela área logada do www.funcesp.com.br.

Com a Contribuição Voluntária, você escolhe um percentual a mais para contribuir ao plano mensalmente e investe mais no seu benefício futuro.

 

VIDA INVESTE

Relatório Anual 2014 será lançado em abril

A partir de 27 de abril é possível consultar o Relatório Anual de Informações. O documento, que traz informações importantes sobre como os planos previdenciários e os recursos financeiros para pagá-los são administrados, neste ano está mais completo, com comentários sobre o cenário de investimentos, explicações mais didáticas sobre os resultados e sobre a governança da Funcesp e maior detalhamento das ações de sustentabilidade.

 

Como acessar: a partir de 27 de abril, pelo portal da Funcesp ou pelo hotsite http://relatorioanual.funcesp.com.br

Você pode navegar pelas informações e também baixar o documento em PDF.

 

Encontro Com Participante – Resultados da Funcesp

Participe do evento com os diretores da Funcesp, que apresentarão os detalhes das informações contidas no Relatório Anual de Informações.

Nova data: 20 de maio (quarta-feira), das 9h30 às 12h

Local: Funcesp – Al. Santos, 2477 – Cerqueira Cesar – São Paulo

Inscrições: Pelo site do Vida Investe  www.vidainveste.com.br ou pelo Disque-Fundação

 

SAÚDE

Acompanhe movimentações da rede credenciada

 

O portal da Funcesp traz possibilidade para que usuários dos planos de saúde acompanhem a movimentação de credenciamento e descredenciamento de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.

Estas informações estão disponíveis na ferramenta de busca da Rede Credenciada, pela qual você pode consultar os recursos credenciados ao seu plano de saúde por localidade, especialidade entre outras opções – e mesmo imprimir buscas personalizadas com os prestadores que você mais utiliza.

 

- Como fazer a busca da Rede Credenciada

1. Acesse a ferramenta de busca na página inicial do portal da Funcesp. Você deve preencher os campos com o seu plano de saúde, categoria e rede (se é médico-hospitalar ou odontológico).

2. Faça a sua busca da maneira que preferir: por localidade, região, nome ou cep.

 

- Como ver credenciamentos e descredenciamentos

Na mesma ferramenta de busca da Rede Credenciada, acesse os menus “Novos Credenciados” para ver quem se credenciou nos últimos meses, ou “Descredenciamentos” para ver quem são os prestadores que vão se descredenciar ou que já se descredenciaram – e também, a indicação de quem irá substituí-los.

 

FIQUE ATENTO

Atrasados para o IR 2015, o prazo está acabando!

Quem ainda não declarou, tem até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão. No portal da Funcesp, você encontra orientações para a tarefa: como obter a 2ª via dos documentos necessários e, principalmente, cuidados a tomar com as informações declaradas de planos de previdência e gastos com saúde.

 

SAÚDE

 Dificuldades com agendamentos: saiba como ter ajuda

A agenda de médicos e laboratórios pode ser concorrida. E a operadora do plano de saúde não possui influência sobre ela. Porém, se você estiver com dificuldades em agendar uma consulta ou um exame que não pode aguardar, é possível contar com o auxílio do

Disque-Fundação.

- Como funciona

Entre em contato com o Disque-Fundação e informe sua necessidade. A equipe de atendimento irá procurar por profissionais da rede credenciada com disponibilidade para atendê-lo com a maior rapidez possível. Mas atenção: não é possível garantir que o medico ou laboratório será aquele de sua primeira opção.

 

- Cuidado e responsabilidade

Este serviço é um diferencial do atendimento da Funcesp, mas para que todos que realmente necessitam dele possam ser atendidos, é preciso utilizar com responsabilidade: este auxílio para agendamento é indicado para os casos em que uma demora em passar por uma consulta ou realizar um exame pode influenciar em sua saúde. Colabore!