Vitalidade Revista Bem-estar #21 - Mar a Abr 2015

Esclarecimentos sobre o Aviso de Pagamento

Os aposentados e pensionistas da Funcesp possuem, desde fevereiro, novas formas de acesso ao Aviso de Pagamento mensal. A decisão por não mandar mais o Aviso de Pagamento por Correios e sim disponibilizá-lo por outros meios foi apoiada em práticas já adotadas por outros fundos de pensão, e também pelo INSS, Receita Federal, entre outras instituições, que estão utilizando recursos tecnológicos para direcionar gastos com a impressão e postagem de documentos para o aprimoramento dos serviços – assim como para trazer mais segurança para as informações ao evitar riscos de extravio. Porém, a Funcesp compreende que participantes podem ter restrição de acesso aos meios digitais. Por isso, mantém a possibilidade do envio impresso para quem solicitar pelos canais de atendimento. Mas fique atento: o envio só será realizado no mês da solicitação – ou seja, ele não é automático para todos os meses. Isso porque a ideia é que sejam atendidos casos de exceção, para quem realmente possui restrição de acesso aos meios eletrônicos.

- Relembre como acessar o Aviso de Pagamento eletrônico

Pelo portal da Funcesp

Acesse www.funcesp.com.br e digite seu CPF no campo de login que aparece na parte superior da tela. Você será levado à uma tela com um teclado virtual - nela digite sua senha individual. Já na área restrita, clique no ícone Aviso de Pagamento.

 

Pelos caixas eletrônicos do Santander*

Você deve fazer o mesmo processo que já faz para acessar os dados de sua conta. No menu de opções, selecione o caminho indicado abaixo.

Outras opções >> Outros Serviços >> Holerite/Contra-cheque

 

Pelo Internet Banking  do Santander*

Você deve fazer o mesmo processo que já faz para acessar os dados de sua conta. No menu de opções, selecione o caminho indicado abaixo.

Aba Outros Serviços >> Holerite/Contra-cheque >> Consulta

 

*Apenas para clientes do banco. **Atenção: beneficiários da lei 4819/58 e pensionistas alimentícios continuam recebendo o Aviso de Pagamento pelos Correios.

 

FIQUE ATENTO

Mudança na base de cálculo mensal do Imposto de Renda Retido na Fonte Em atendimento a uma exigência da Receita Federal, desde o Aviso de Pagamento do mês de março/2015, a Funcesp deixou de deduzir as contribuições de assistidos aos planos previdenciários da base de cálculo mensal do Imposto de Renda Retido na Fonte. Porém, estas contribuições continuarão a ser informadas no Informe de Rendimentos anual, para que possam ser descontadas na apuração da base de cálculo do Imposto de Renda na “Declaração de Ajuste Anual”. A alteração não impacta a base de cálculo para a Declaração de Imposto de Renda referente ao ano de 2014.