O que considerar no planejamento da sua aposentadoria?

Você pensa no seu futuro? Por mais que pareça cedo para pensar no assunto, lembre-se: o tempo passa depressa!

O segredo de um planejamento financeiro bem-sucedido está em poupar dinheiro para a sua aposentadoria, sem prejudicar sua qualidade de vida hoje.Isso significa pensar no futuro e, ao mesmo tempo, ter condições de manter seu orçamento em dia, curtir bons momentos, realizar seus sonhos de consumo, construir seu patrimônio.A tarefa não é fácil, mas há um aliado que pode ajudar muito neste processo todo.

É o tempo! Quanto mais cedo você começar, maior o prazo para realizar! Poupando um pouco por mês, organizando suas contas e mantendo firme sua estratégia, você chega lá!

Para ajudá-lo nessa trajetória, selecionamos abaixo algumas dicas do que levar em consideração na hora de elaborar o seu planejamento:

Quando você quer se aposentar?

Sem um objetivo em mente, fica difícil traçar uma estratégia. Definir quando se aposentar é fundamental para o seu planejamento, pois lhe permite definir prazos para alcançar sua meta, preparando-se para isso.

Quais fontes de renda você vai ter?

Em geral, recomenda-se assumir que a Previdência Social irá responder por apenas uma parte da sua renda na aposentadoria. Com quais outras fontes de renda você poderá contar para garantir seu padrão de vida?

Quanto você precisa juntar?

Para responder a esta pergunta, tente estimar o padrão de gastos que você vai ter ao se aposentar. Você vai deixar de arcar com algumas despesas nessa fase (como a escola dos filhos, por exemplo), mas vai ter outras maiores, como gastos com a saúde!

Escolha a melhor opção pra você

Pense em alternativas de investimento de longo prazo. Uma boa opção são os planos de previdência, sobretudo os corporativos, pois trabalham com o conceito de contribuições mensais.

Respeite as etapas da vida

De tempos em tempos, avalie o seu planejamento. No caso de um aumento de salário, por exemplo: não vale a pena aproveitar o momento e poupar mais do que o planejado?O ideal é que você se planeje e guarde mais dinheiro quando puder, para fazer frente aos momentos de maior dificuldade financeira, ou quando as despesas aumentam bastante.Por exemplo: um casal sem filhos, no auge da carreira, pode poupar mais do que quando já tiverem filhos adolescentes, ou já na faculdade.

Comece o quanto antes!

Com um pouco de planejamento, você terá controle sobre o seu futuro financeiro. Sucesso!