Como ser um consumidor consciente?

Você sabia que, para a saúde do seu bolso, é muito importante analisar a forma como consome no dia a dia? Confira algumas dicas para ser um consumidor consciente:
- querer ou precisar? – para evitar as compras por impulso, faça sempre a pergunta: eu realmente preciso deste produto? Reflita sobre suas reais necessidades. Controle-se!
- que tal reaproveitar? – não compre de novo algo que você tem em casa. Isso vale, por exemplo, para o material escolar dos filhos: antes de sair às compras, veja o que pode ser reutilizado de um ano para outro. Use os produtos até o final!
- sem lista, nada de compras! – antes de sair de casa, seja para o shopping ou supermercado, faça uma lista do que realmente precisa. Fuja das tentações. 
- pesquise preços e compare produtos – evite fazer compras com pressa, pesquise muito bem a qualidade dos produtos, compare preços e condições de pagamento. Negocie e fique atento às opções de parcelamento. 
- diga não à pirataria – fuja dos produtos falsos ou contrabandeados.
- exija nota fiscal – assim você garante seus direitos de consumidor, em relação aos produtos que comprou.
- atenção aos seus direitos! – o Código de Defesa do Consumidor existe para guiar as relações de consumo. Procure conhecer bem os seus direitos e deveres. Informe-se. Seja um consumidor consciente!