Pais precisam aprender a dizer não

Se o seu filho conquista tudo “no grito” em casa, muito cuidado. Por mais que você o ame e sinta necessidade de lhe proporcionar tudo que merece, deve seguir alguns critérios, sobretudo no sentido de educá-lo dentro da realidade financeira da família. 

Os filhos precisam de limites e cabe aos pais estabelecê-los. Isso gera segurança, e não frustração. Quando o assunto é dinheiro, existe uma palavra fundamental que, utilizada com coerência e no momento certo, ajuda a manter as regras da casa: o "não"!

 

Respeito ao padrão de vida

Isso significa que você deve se recusar a comprar itens desnecessários, estabelecendo datas para presentear, regras e condições para a realização de alguns sonhos de consumo.

Compartilhe com ele alguns conceitos básicos de Educação Financeira desde cedo. Da importância do trabalho e do que o seu salário consegue proporcionar à família.

Ensine-o sobre a necessidade de priorizar escolhas. Por exemplo: viajar no fim do ano ou reformar a sala? Trocar os móveis da cozinha ou comprar um carro? Temas como esses podem ser debatidos em casa, por toda a família. Seu filho, no ritmo dele, aprende assim a planejar e entende que, para atingir seus objetivos, terá de trabalhar e economizar.

Na hora de pedir algo, ele não estranhará ou combaterá o seu "não", caso venha acompanhado de um bom argumento. Experimente!