Modelo de negócios: conheça o Canvas

Depois de anos trabalhando, nada melhor do que um momento na vida para sossegar e praticar atividades unicamente para benefício próprio: viajar, curtir a família, etc. Contudo, enquanto há pessoas que desejam apenas o tão esperado sossego, existem outras que só o conseguem se estiverem por dentro de novos projetos e até mesmo se abrirem o próprio negócio para ter uma ocupação mais ativa.

Quando pensamos em abrir um negócio, sempre surgem perguntas referentes aos cuidados que se deve ter ao abrir uma empresa, e o primeiro passo é adotar um modelo de negócio. Por isso, o Vida Investe, apoiando-se em uma proposta do SEBRAE, propõe o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas. Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Para utilizar este modelo você deve ter em mente:

1 - Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;

2 - Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;

3 - Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

4 - Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;

5 - Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;

6 - Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;

7 - Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

8 - Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

9 - Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

O Canvas é aplicado em forma de um mapa pré-formatado contendo nove blocos, de acordo com cada item citado acima.

Após organizar suas ideias no modelo Canvas, você obterá um mosaico estruturado e conseguirá visualizar seu negócio de forma mais clara, definindo seus principais fluxos e processos para começar a tomar decisões e investir com mais segurança. Visualize melhor e faça o download do modelo clicando aqui.

Portal SEBRAE: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Canvas:-como-estruturar-seu-modelo-de-neg%C3%B3cio#0