1

Características do Plano

O PSAP/CESP B1 é um plano de previdência com contribuição do participante e da empresa.

Ele está estruturado na modalidade de Benefício Definido (BD), ou seja, o valor a receber como benefício é previamente definido e acompanha a sua evolução profissional - assim, fica mais fácil planejar a sua vida no futuro.

Conheça mais sobre esta modalidade de plano abaixo.

 

O Plano de Suplementação de Aposentadorias e Pensão - PSAP/CESP B1 – está registrado no Cadastro Nacional de Planos de Benefícios das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – CNPB da Superintendência Nacional de Previdência Complementar com o nº 1979.0030-92.

A quem se destina

Todos os colaboradores da CESP que possuem contrato individual de trabalho podem aderir ao plano de previdência.

Para simular a sua contribuição mensal e a expectativa do seu benefício, acesse o simulador.

Diferenciais

O PSAP/CESP B1 oferece muitos diferenciais em relação aos planos de previdência comercializados no mercado aberto. Entenda:

 

  • O rendimento do plano de previdência é revertido para a sua conta: sem taxa de carregamento e sem fins lucrativos;
  • Garanta para você e sua família: benefício vitalício com continuidade para dependentes;
  • Você decide o que fazer com o dinheiro: mesmo que saia da empresa, pode manter seu plano de previdência administrado pela Funcesp e continuar aproveitando todos os benefícios, ou ainda resgatar ou portar seu dinheiro (aproveitando a rentabilidade já obtida e parte do dinheiro investido pela empresa em você);
  • Acesso aos programas assistenciais: Auxílio-Medicamento, Prótese e Órteses e Apoio a Incapacidades;
  • Clube de Vantagens Funcesp: ao ter plano de previdência da Funcesp, você automaticamente tem acesso ao Clube de Vantagens Funcesp, que oferece descontos e exclusividades na contratação de seguros, consórcios, parceria bancária entre outros;
  • Plano de saúde na aposentadoria: aposentados, dependentes e familiares não dependentes podem aderir aos planos de saúde com ampla cobertura de atendimento com abrangência nacional*;
  • Empréstimo: os participantes do plano, exceto os coligados e autopatrocinados, têm à sua disposição uma linha de crédito com taxa de juros atrativa de 6,63% ao ano.

    *Ver condições nos regulamentos.

Modalidade do Plano

Benefício Definido (BD): você já conhece a expectativa de benefício e passa a contribuir de acordo com ele.

O PSAP/CESP B1 é estruturado nesta modalidade, na qual seu benefício já é previsto e depende de qual será a sua média salarial no momento da aposentadoria e por quanto tempo está filiado ao plano de previdência. A forma de recebimento é em renda vitalícia com continuidade para os seus beneficiários.

A sua contribuição mensal é calculada com base em 70% do seu salário e a sua empresa acompanha no mesmo valor.

 

Parcela de Contribuição Variável (CV): você pode contribuir opcionalmente para constituí-la.

Seu plano de previdência também permite criar uma parcela com a característica de Contribuição Variável (CV), caso você opte por fazer contribuições adicionais às realizadas na modalidade BD do seu plano - as chamadas Contribuição Voluntária e Contribuição Esporádica. Ao fazê-las, você forma uma segunda conta de aposentadoria, além do Benefício Definido, que vai resultar em um benefício calculado sobre o saldo destas contribuições opcionais e a rentabilidade obtida, com diferentes formas de recebimento.

Definição de Beneficiários

Conforme regulamento do plano, deverão ser nomeados os dependentes do participante para o caso de pagamento de pensão por morte (reconhecidos pelo INSS):

 

a) Cônjuge ou, na falta deste, companheira(o), filhos até 21 anos não emancipados e filhos inválidos.

b) Pais (somente se os beneficiários do item "a" não existirem).

c) Irmão menor de 21 anos, não emancipado, ou inválido (somente se os beneficiários dos itens "a" e "b" não existirem).

 

Alteração de Beneficiários:

É possível a alteração de beneficiários, mas pode gerar custo adicional ao plano. No momento da troca a Funcesp avaliará o caso.

 

Acompanhamento previdenciário

Trimestralmente os participantes do plano podem acompanhar a evolução financeira e monitorar seu planejamento de futuro por meio do Extrato de Previdência, que fica disponível na área logada (Serviços On-line) do portal. É possível acompanhar:

  • Contribuições feitas pelo participante
  • Contribuições variáveis feitas pelo patrocinador
  • Portabilidade de outros planos
  • Montante acumulado
  • Rentabilidade obtida no período
  • Datas e valores de benefícios estimados.